quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Cristãos à margem do Cristianismo?


"Ser cristão não é fácil!", diz alguém que aos poucos percebe as coisas que, aos seus olhos, deve deixar de lado ao aceitar viver uma vida pautada no testemunho de Cristo e seus ensinamentos.

Este mesmo que disse a frase, provavelmente tem errado e pecado continuamente, ou colocado à prova e com tido dificuldades tremendas em se manter puro aos olhos de Deus.

A frase não está errada, quero deixar claro! Com certeza ser cristão significa que aceitamos os altíssimos padrões de comportamento, atitudes, ensinamentos, crenças e posturas estabelicidos por Cristo enquanto andou por esta terra, e pelos apóstolos e discípulos pelas usados pelo Bom Pastor, tínhamos a clara consciência do que estávamos fazendo, ou pelo menos deveríamos ter.

Muitos erros podem ser vistos nos dias de hoje. Muitos pensam que só o batismo pela água é capaz de salvar, pois sela aqueles que se submetem a ele. No entanto, se após este batismo, o "novo convertido" não andar em conformidade com os estatutos de Deus, e não tentar a cada dia, tomar a sua cruz e seguir a Cristo (Lc 9.23,24), de nada valeu o ritual no qual ele tomou parte.

Recentemente, comecei a ler O Livro dos Mártires, e em poucas páginas, já me senti obrigado a escrever alguma coisa aqui. Senti-me, e na verdade, sinto-me envergonhado pelo cristianismo que vivo, e no geral, vivemos hoje em dia, usando a Igreja como ponto de encontro, atividades sociais e apoio emocional. Em alguns casos, até mesmo como fonte de prestígio e prosperidade financeira.

Aqueles homens, apóstolos e discípulos da Igreja Primitiva sofreram em seus corpos a dor de não negar a Cristo. Abandonavam e eram abandonados por suas famílias, eram delatados, mal-vistos, apedrejados, feridos com lanças e lâminas em brasa, entregue às feras, crucificados, açoitados, cuspidos e todas oturas sortes de torturas que a maldade do homem, e a astúcia de Satanás permitiam - e todos morriam com sorriso no rosto de terem tido a honra de padecerem por Cristo.

Hoje em dia, principalmente no Ocidente, não se vê 1/1000 do que já foi feito aos cristãos! Se formos ofendidos, até processarmos alguém podemos. Podemos ir e vir, as perseguições são ínfimas, nossa vida nunca é colocada em cheque, e se querem saber, nós pecamos justamente por que não precisamos mostrar e confessar ao mundo, sob o risco de morte, que somos discípulos de Cristo. Ainda assim, arrumamos maneiras e mais maneiras de vivermos apaticamente, sem sequer abrir mão de certos vícios mundanos!

Por isso, eu digo com convicção que ser Cristão é muito fácil! Quantos de nós confessaríamos que somos cristão sob a lâmina de uma espada incandecente apontada aos nossos olhos, sob óleo fervente ao ser derramado pelos nossos ouvidos, sob a mira de rifles e metralhadoras, sobre um banquinho com uma corda amarrada ao nosso pescoço prestes a sermos atirados para enforcamento, ao risco de sermos presos numa cruz e alçados para dor e humilhação, sob ameaça de termos nossos membros dilacerados e arrancados em vida por leões enfurecidos, morrermos queimados em fornalhas e assim por diante!!

O motivo de uma igreja que não brilha é o nosso comodismo! Deus já nos abençoa tanto pelo pouco que fazemos, nos provê com o que precisamos, não nos desampara em nossa infidelidade! Imagine as coisas que ele tem preparadas para nós se nos entregarmos.

Ser Cristão é fácil, sim! Não abrimos mão de nada para o sermos. Somos até "respeitados" em alguns casos, pois são esperadas de nós posturas diferenciadas, honestas e dignas, pois carregamos o nome do Criador. Estamos em tal situação calamitosa, que até estes valores estão sendo invertidos. Dizer-se cristão pode ser visto até com desconfiança pelo que já fopi feito e manchado este termo!

Ser Cristão é fácil! Nosso pseudo-interesse em seguir a Cristo é que complica tudo! Queremos que Cristo haja nos nossos padrões! Falamos: Seja o que Deus quiser! Mas nos fundo o que queremos é: Que Deus queira o que eu quero!

Tenho grande temor da mão de Deus. Imagino o que será daqueles que ouvirão o que está escrito em Mateus 7:

7:22 Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?7:23 E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.

Infelizmente, vivemos, digo isso por que meio incluo, de certa forma, um cristianismo à margem dos ensinamentos de Cristo. Deixamos as obras do Espírito e damos mais valor as obras da carne. Buscamos o que é material e nos tráz conforto aos invés de abrirmos mão daquilo que não precisamos para suprir as necessidades básicas do nosso próximo. Do que vale um carro novo, Zero KM, se há uma família na minha igreja que não tem dinheiro sequer para comprar pão? Do que vale roupas e sapatos caros, se há pessoas morrendo ao nosso lado por falta de condições básicas de higiene como sabonete, etc. Se pensa que esta realidade está muito longe de você, veja melhor, peça para Deus te mostar como você pode ajudar ao próximo!

Faço um propósito com Deus, agora enquando escrevo, e peço a Deus e a aqueles que me conhecem que me ajudem a mantê-lo. Buscar abrir mão do que não é de Deus, e ao invés de buscar coisas que não são importantes.

Ajude-me, ó Pai, a ter a glória de padecer por ti, por carregar o teu nome, e não negá-lo com as minhas atitudes. Ajuda-me, ó Pai, a ser forte quando me sinto fraco, a dar bom testemunho para que outros não tropecem, nem se enfraqueçam por minha causa. Ajuda-me a considerar a vida do meu próximo mais valorosa do que a minha, a me esvaziar, a me humilhar para me sentir sempre a ferramenta na sua mão, e nunca auto-suficiente em minhas próprias forças.

Abra meu entendimento, para sua Glória, Amém!

Se você leu esta postagem, e sente que ainda há muito a ser feito para a glória de Deus, e que não tem servido como Deus quer que você o sirva, faça a mesma oração!

O evangelho de Cristo é vivo e vivifica! Façamos a obra como Deus a planejou, servido-o em Espírito e em Verdade!

Comente esta postagem. Apóie, critique, sugira!

Em Cristo Jesus

Denis Sooma

Nenhum comentário:

Postar um comentário